LSE/HUB/UEA firma parceria com empresa para instalação de painéis solares na EST

Na ocasião, o representante da empresa RR Energia Solar apresentou o projeto de usina, fonte de energia limpa e renovável para a UEA

Os coordenadores do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE/HUB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), firmaram uma parceria com a empresa RR Energia Solar, que visa implementar uma usina solar na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque 10.

Na reunião, o representante da RR Energia Solar, engenheiro Rômulo Rodrigues, apresentou o projeto de usina que será uma fonte de energia limpa e renovável para a universidade, conforme a agenda do laboratório com responsabilidade social e ambiental.

Para o coordenador do LSE-HUB, professor Dr. Raimundo Cláudio Gomes, este é mais um passo rumo a um contexto de maior eficiência energética, com foco na preservação ambiental. “Entendemos que por meio da implementação desta usina, poderemos nos beneficiar de um recurso abundante no nosso estado, aproveitando o potencial energético de nossa posição geográfica, além de agregar valor a este insumo tão importante quando o assunto é desenvolvimento”, ressaltou.

A iniciativa também leva em consideração as ações voltadas para a qualidade de vida e preservação do meio ambiente, conforme especificado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecido na Cúpula do Milênio, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000.

Este é um projeto piloto, que visa ser replicado, futuramente, em outras unidades da UEA, em paralelo com sistemas de gestão energética que também foram desenvolvidos no laboratório a exemplo do sistema e-Manager, que monitora toda a malha energética de entrada e consumo de energia em prédios e plantas industriais.