Cestb/UEA realiza oficina sobre o gerenciador de referências bibliográficas Zotero

Evento ocorreu dia 29/5 e foi conduzido pelo professor Fabricio Souza, do curso de História Mediado por Tecnologia

O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) realizou, dia 29/5, uma oficina sobre o Zotero, que serve como aplicação de código aberto para gerenciamento de referências bibliográficas. O evento foi conduzido pelo professor Fabricio Souza, do curso de História Mediado por Tecnologia. Na ocasião, estiveram presentes 125 estudantes da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Universidade Nacional da Colômbia (Unal).

O que é o Zotero? – O Zotero é uma ferramenta poderosa que auxilia os usuários a coletar, organizar, citar e compartilhar recursos de pesquisa diretamente no navegador e no processador de texto. Esta ferramenta é um componente essencial no panorama da pesquisa acadêmica atual, proporcionando eficiência e organização para acadêmicos e pesquisadores.

Objetivo da oficina – A oficina evidenciou o papel da UEA na disseminação de conhecimento e a relevância desse tipo de evento para a formação acadêmica. O formato interativo permitiu que os participantes aprendessem de maneira prática e ampliassem seu entendimento e domínio do Zotero. O Professor Fabricio Souza, destacou que o Zotero “contribui para que as pesquisas dos estudantes se tornem mais organizadas e eficientes”.