Com o objetivo de promover espaço de debates sobre questões contemporâneas de ensino e pesquisa, o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) realizará, no período de 4 a 7 de julho de 2023, o “II Encontro de Ensino de Geografia (II EEG)”. A atividade visa fomentar a integração entre educadores, profissionais e estudantes da região do Alto Solimões e do Amazonas. O II EEG será realizado no município de Tabatinga (distante 1.100 quilômetros de Manaus).
Durante o encontro, serão feitas palestras, mesas-redondas e rodas de conversa para discutir as trajetórias acadêmicas e profissionais dos discentes e egressos do curso de Licenciatura em Geografia. O II EEG também contará com práticas de campo, mostra de cinema e espaço de convívio, de forma a permitir o intercâmbio de conhecimento entre os participantes.
Segundo a discente Ana Paula Soares, vice-presidente do Centro Acadêmico de Geografia, o “II EEG é importante porque oportuniza a troca de experiências entre os antigos alunos do curso já inseridos no mercado de trabalho, e aqueles que estão no processo de formação acadêmica. Além disso, é uma ótima oportunidade para os alunos se informarem a respeito dos debates mais atuais sobre a temática”.
A realização do II EEG traz para o Alto Solimões as discussões sobre as problemáticas enfrentadas atualmente no ensino e pesquisa em Geografia, tanto na Amazônia quanto no Brasil, aproximando os discentes e docentes do curso dos debates em âmbito nacional.
Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA