UEA participa da Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

A Prof. Dra. Dária Neves, da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está participando da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF). A docente integra o Conselho Estadual de Saúde do Amazonas e participa do eixo de relatoria no evento.

Durante a abertura da conferência, o Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros, fruto de parceria entre a Policlínica Codajás e a UEA, foi citado como um dos centros de referência de atendimento à saúde LGBTQIAPN+, especialmente no processo transexualizador. Na apresentação, a assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde do Ministério da Saúde, Alícia Kruger, destacou o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do ambulatório.

Segundo a professora Dária Neves, o ambulatório conta com a participação dos alunos de Medicina e Enfermagem. “Somos citados como pioneiros no atendimento por meio da telessaúde e teleconsultoria para os 62 municípios do Amazonas. Realizamos, principalmente, atendimentos para pessoas intersexuais e transexuais dessas localidades. Esse é um grande projeto que temos há 7 anos e que será inserido na política nacional de saúde”, disse.

O evento reúne, aproximadamente, 5 mil representantes de todo o país, das três esferas governamentais e dos principais segmentos para discutir os desafios e avanços na área da saúde.

Texto: Daniel Brito/Ascom UEA