Aluno da Cestb/UEA é aprovado em Mestrado da USP e oferece minicursos sobre programação

O Lamatcom desenvolve atividades de fomento à pesquisa científica voltadas para as áreas da Matemática Aplicada e da Ciências de Dados

O pesquisador Elvis da Silva Rodrigues, membro do Laboratório de Matemática Pura e Aplicada Computacional do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Lamatcom/Cestb/UEA), realiza oficinas e minicursos sobre linguagens de programação, em especial sobre a linguagem Python.

Elvis é recém-graduado do curso de Licenciatura em Matemática do Cestb/UEA e foi aceito no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Os minicursos são oferecidos para alunos dos cursos de graduação da ]unidade de Tabatinga, e direcionadas, também, para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Tabatinga. Com o tema “Introdução ao Python”, o minicurso foi organizado pelo Lamatcom, em parceria com o Laboratório de Inclusão Digital.

O objetivo do curso foi fomentar o aprendizado da linguagem de programação e, dessa forma, capacitar os participantes de maneira que pudessem usar a linguagem no desenvolvimento dos seus trabalhos científicos.

As atividades visam apresentar a linguagem Python para esse público, contribuindo para a ampliação dos campos de atuação desses alunos e melhorando suas habilidades na área da programação.

“Desse modo, espera-se impulsionar o desenvolvimento de pesquisas em Matemática Aplicada e em Ciências de Dados, com foco na solução de problemas existentes no estado do Amazonas, em particular, na região do Alto Solimões”, disse o coordenador do Lamatcom, Prof. Dr. Edilson de Carvalho.