UEA sediará painel “Conectividade na Amazônia”, em parceria com a Rede Amazônica

Evento ocorrerá na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque 10

Em parceria com a Rede Amazônica, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará, no dia 24 de agosto de 2023, às 20h, o painel “Conectividade na Amazônia”. A atividade tem como objetivo de apresentar o quanto a conectividade é essencial para promover qualidade de vida, segurança, inclusão digital, cidadania, serviços básicos de saúde. O evento ocorrerá na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada na avenida Darcy Vargas, 1200, Parque 10.

Diversos especialistas participarão do painel, compartilhando perspectivas sobre o tema. Entre os palestrantes estarão o tenente-coronel Bruno de Pinho Silveira, que discutirá o projeto “Amazônia Conectada”, e o Prof. Dr. Fábio Cardoso, que apresentará projetos de conectividade desenvolvidos pela UEA.

Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia do Grupo Rede Amazônica, abordará os desafios e oportunidades da infraestrutura das redes de telecomunicação na Amazônia. Rafael Pontes, gerente de Relacionamento da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), comentará, remotamente, sobre a situação da conectividade no estado do Amapá. Além disso, Celso Henrique Ribas, gerente da Anatel do Amazonas, traçará um panorama da conectividade na região e a implementação do 5G.

A coordenadora do projeto “Amazônia Que Eu Quero”, a jornalista Débora Holanda, enfatizou a abordagem social, ambiental e educacional da conectividade. “É muito importante a gente falar sobre conectividade, desmistificando um pouco essa ideia mais técnica que envolve apenas cabos e internet, e nos aprofundar mais no que a conectividade pode proporcionar no aspecto social, ambiental, educacional e em diversos outros âmbitos que estão agregados a ela, na forma de serviços”.

O evento será transmitido, ao vivo, pelo G1 Amazonas e contará com a cobertura da equipe de jornalismo da TV Amazonas e de outros veículos da Fundação Rede Amazônica, como Amazonsat, Portal Amazônia e CBN Amazônia.

Edital