Projeto de extensão da Esat/UEA objetiva aprimorar o gosto e o diálogo com a obra teatral

O projeto Leitores de Espetáculos Teatrais completou dez anos neste ano

Com o objetivo de investir em leitura de espetáculo, o projeto de extensão “Leitores de Espetáculos Teatrais” (LET) da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA) realizará, na próxima quinta-feira (28/9), uma leitura de espetáculo com estudantes do 7º ano D da Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt.

A ação marca os dez anos do projeto. O ponto de encontro é a partir das 8h30, na Esat, localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14. No primeiro momento, os alunos serão direcionados para o Teatro Américo Alvarez para assistirem à peça teatral “O homem de cabeça de papelão”. Por último, será realizada uma roda de conversa entre artistas, estudantes da educação básica e bolsistas de extensão.

Sobre o projeto

O projeto “Leitores de Espetáculos Teatrais” (LET) completou, em abril de 2023, dez anos de convivência com as comunidades escolares e artísticas do Amazonas. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora do curso de Teatro Eneila Almeida dos Santos.

O projeto tem como objetivo investir nas relações entre leitores e leituras de espetáculos teatrais, mediando os acontecimentos entre o palco e a plateia, processos desafiadores de cruzamentos de cognição, emoção, pertencimentos, rupturas e diálogos entre vidas, pessoas e seus saberes.

O LET circulou nos espaços internos e externos de 14 escolas públicas, nos segmentos dos ensino fundamental e médio, além de EJA, em 13 espaços e lugares de Artes e Culturas, com leituras de 22 espetáculos teatrais. Essas experiências fizeram e fazem registros da nossa história do Teatro amazonense, no campo da Mediação Teatral, na cidade de Manaus e de seu entorno.

Texto: Paloma Fernandes/ASCOM UEA