Professores da UEA publicam artigo sobre notícias e tweets da COVID-19 no Brasil

Estudo identificou os principais temas em discussão nas notícias e mídias. Periódico escolhido para publicação do artigo tem impacto de 5.03

Para entender melhor a Covid-19, os professores da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Tiago de Melo e Carlos Figueiredo, elaboraram um artigo cuja abordagem consiste no monitoramento de redes sociais e notícias na Internet, para analisar o impacto na vida das pessoas. O trabalho, intitulado “Comparando artigos de notícias e tweets sobre COVID-19 no Brasil: análise de sentimento e abordagem de modelagem de tópicos”, foi publicado no Journal of Medical Internet Research, um periódico cujo fator de impacto é de 5.03.

O objetivo da publicação é apresentar uma metodologia para captar os principais assuntos e temas em discussão nas mídias de notícias e redes sociais, e usar a metodologia para analisar o impacto da Pandemia no Brasil. O artigo propõe reconhecimento de entidades, análise de sentimento de textos para comparação de posts e notícias na rede social Twitter, e a visualização de alguns efeitos do vírus.

Resultados

No trabalho, foram analisados 18.413 artigos da mídia e 1.597.934 tweets postados por 1.299.084 usuários no Brasil. Com a ferramenta, os professores extraíram insights interessantes sobre a evolução da Pandemia no País, como o fato de que o Twitter apresentou uma cobertura de tópicos semelhantes para a mídia de notícias. Além disso, alguns aspectos representaram sentimento negativo em relação a temas políticos em ambas as mídias.

O estudo também identificou os principais temas em discussão nas notícias e mídias sociais, e como os sentimentos evoluíram ao longo do tempo. É possível entender as principais preocupações do público durante a Pandemia.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo.