Professor da UEA orienta músicos sobre aquecimento para instrumentos de metais em evento

Durante evento on-line, será explicado a importância do aquecimento para que o músico tenha uma boa performance na execução das partituras.

Com o objetivo de orientar os músicos que integram bandas filarmônicas quanto a exercícios prévios de aquecimento, o professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Fábio Carmo, participará do projeto Conexão 25 em Banda Larga, ofertado pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, na qual ministrará aula sobre “Aquecimento para instrumentos de metais com ênfase no trombone”. O evento ocorrerá nesta terça-feira (9/02), às 19h, por meio da plataforma Google Meet.

Professor Fábio Carmo aponta que devem estar inclusos na rotina dos músicos, principalmente os de instrumentos de metais, o aquecimento corporal. “Que é o alongamento feito antes de iniciar uma atividade, onde é feito um exercício para fortalecer a musculatura labial, chamado de embocadura. Em seguida, uma série de exercícios de respiração e, depois a prática com o instrumento. As notas iniciais devem ser notar longas e simples, para poder começar de maneira relaxada e tranquila”, explica.

Fábio comenta ainda sobre o quão agradecido se sente ao representar a Universidade em eventos de relevância nacional. “Eu sou totalmente agradecido a Deus e me sinto honrado em fazer parte da UEA. É um trabalho que tenho carinho em fazer. Esse é um grandioso evento, porque estamos trabalhando com a nata do celeiro musical no Brasil, que são as bandas de música. Representar a Universidade em eventos como esse só mostra que a UEA é grandiosa e está no meio de todas as grandes universidades do país”, enfatizou Carmo.

Projeto Conexão 25

Contemplado pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal, o Conexão 25 em Banda Larga acontecerá até o dia 10 de abril, e envolve várias atividades online voltadas para as filarmônicas. O projeto tem apoio do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O link da transmissão será disponibilizado nas redes sociais da Sociedade.