Biblioteca Comunitária com apoio da UEA foi aprovada em 3º lugar no Edital Prêmio Pontos

Ao todo, 300 bibliotecas comunitárias de todo o país foram contempladas. Confira o resultado completo das Bibliotecas Comunitárias do Brasil aprovadas no Edital Prêmio Pontos de leitura 2023 disponível em anexo

A Biblioteca Comunitária Maria Dolores, situada na Obra Social Chico Xavier, no município de Itacoatiara, vinculada ao Centro Espírita Maria Dolores, foi aprovada em 3º lugar no Edital Prêmio Pontos de Leitura 2023, do Ministério da Cultura. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), é parceira da biblioteca com programas e projetos de extensão que são coordenados por professores do curso de licenciatura em Computação e Engenharia Florestal.

O prêmio tem como finalidade reconhecer e premiar Bibliotecas Comunitárias que desenvolvam atividades de mediação de leitura, criação literária, ampliação do acesso à informação, à leitura e ao livro, que tenham contribuído, significativamente, para o fortalecimento da prática leitora em contextos urbanos e rurais, contemplando povos e comunidades representativos.

Ao total, são dois programas de extensão junto à universidade: Biblioteca Comunitária – um ponto de cultura e humanização e Educação Ambiental em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos residencial na comunidade atendida pela Biblioteca Comunitária Maria Dolores. Além dos programas, três projetos de extensão são realizados na biblioteca: Bom de bola, bom de leitura: UEA e Biblioteca Comunitária Maria Dolores formando atletas e cidadãos para a vida; Conecta cidadão: inclusão digital para exercício da cidadania plena; Marcenaria do bem: produção de móveis, brinquedos e utensílios decorativos de pequeno e médio porte.

A Prof.ª Dra. Elisângela Oliveira, do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA), também faz parte da equipe de coordenação da biblioteca e destaca: “A Biblioteca Comunitária em seus dois anos de existência tem promovido a crianças, jovens, adultos e idosos, o direito à literatura e a possibilidade de sonhar e de criar espaços de acesso à cultura, impactando na formação humana por meio do enraizamento comunitário”.

A biblioteca faz parte da Rede Cachoeiras de Letras de Bibliotecas Comunitárias do Amazonas, também articulada pelo projeto de extensão Práticas Leitoras (Proex/UEA), que promove a incidência política por meio da participação em editais. Nesse certame, foram inscritas seis bibliotecas da Rede. É importante ressaltar que, no total, sete Bibliotecas Comunitárias do Estado do Amazonas foram aprovadas neste Edital e reconhecidas como Pontos de Leitura pelo Ministério da Cultura.

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA