Discente da EST/UEA é premiado em primeiro lugar no XII Congresso de Informática

O artigo do Rafael Nunes de Souza tem o intuito de incorporar elementos de gamificação para tornar a aprendizagem mais envolvente e utiliza mapas de calor para coletar dados sobre o desempenho dos usuários.

O discente Rafael Nunes de Souza, do curso de Computação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), teve o artigo “Ambiente Virtual Interativo e Inclusivo de Libras (Aviilib): aplicando às estratégias do Pensamento Computacional e engajando os estudantes com elementos de Gamificação”, premiado em primeiro lugar no XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2023 (CBIE) – II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão.

O Avlliib foi idealizado como um espaço virtual para motivar os alunos de Licenciatura em Computação na prática e no processo de Aprendizagem em Libras. A proposta incorpora elementos de gamificação para tornar a aprendizagem mais envolvente, utiliza mapas de calor para coletar dados sobre o desempenho dos usuários, facilitando a análise do aprendizado.

De acordo com o discente, o artigo foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da Prof.ª Dra. Andreza Mourão. Já é o segundo ano consecutivo que discentes da EST ficam em primeiro lugar do CBIE 2023 sob a orientação da Prof.ª Dra. Andreza Mourão, o aluno destacou a importância da premiação.

“Representar a UEA vai além de uma conquista pessoal. É carregar o orgulho da instituição, um desafio, mas também uma oportunidade de destacar os valores da UEA, tanto academicamente quanto como representante. foi uma honra mostrar a excelência da UEA em um evento prestigiado. Esta conquista não só aumentou a minha confiança, mas também reforçou o meu compromisso de defender os valores e padrões da UEA em tudo o que faço”, finalizou Rafael.

CBIE 2023

Os Workshops do CBIE 2023 têm por finalidade propiciar a seus participantes um dia integral de discussões e apresentação de relatos de práticas, sendo oportunidade para centrar esforços em reflexões e experiências sobre um tópico específico. Em consonância com o tema do CBIE 2023, busca-se estimular o compartilhamento de ideias e experiências entre pesquisadores e interessados sobre “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação”.

II Workshop Pensamento Computacional e Inclusão

Objetivo principal é promover a difusão científica entre os participantes, expor os conceitos relacionados ao Pensamento Computacional para fomentar a discussão entre os participantes através de sugestões e estratégias que facilitam o processo de inclusão do ambiente educacional.

Para os critérios de avaliação, é utilizado o ranking das notas aferidas pela avaliação dos pares da plataforma JEMS. Para cada artigo, é gerada uma pontuação de acordo com a

avaliação-item a item, ao final é calculada uma média

ponderada.

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA