Curso de Economia da UEA divulga boletim sobre preço da cesta básica em outubro

O boletim foi divulgado nesta quinta-feira (23/11)

Com o objetivo de registrar e acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos alimentícios considerados essenciais, o curso de Economia da Escola de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) divulgou, nesta quinta-feira (23/11), o Boletim Econômico da cesta básica de alimentos em Manaus. O trabalho técnico é organizado mensalmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Economia (Nepe).

A coordenadora, Prof.ª Ma. Cleísa Bessa, liderou a equipe técnica composta pelos alunos pesquisadores bolsistas Augusto Kalid Ossami, Brenda Costa, Christiane Leal, Sarah Bezerra e Wesley Rodrigues.

A pesquisa abrangeu as seis zonas da capital do estado do Amazonas, registrando e acompanhando a variação de preços de 12 produtos alimentícios considerados essenciais. A metodologia adotada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi seguida, determinando as quantidades específicas para cada item da cesta básica.

De acordo com os dados coletados, a média do valor da cesta básica por zonas apresentou a seguinte sequência decrescente em outubro: Zona Sul liderando com R$ 643,27, seguida pela Zona Centro-Sul com R$ 626,02, Zona Norte com R$ 618,83, Zona Centro-Oeste com R$ 603,14, Zona Leste com R$ 583,92 e Zona Oeste com R$ 580,14.

É possível conferir o boletim, na íntegra, acessando o PDF em anexo.

EditalEdital