PPGICH/UEA realiza abertura do VII Encontro de Perspectivas

Objetivo do evento é oferecer debates periódicos sobre a questão da Vivência da cidadania. Evento segue até sexta-feira (1º/12)

Com o objetivo de promover o debate sobre a Cultura, Cidadania, Relações de Poder e a Vertigem da Democracia nos anos recentes, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA) realizou, na manhã desta terça-feira (28/11), a abertura do VII Encontro de Perspectivas. O evento segue até sexta-feira (1º/12). A solenidade de abertura ocorreu no auditório da Escola Normal Superior (ENS). O evento também contou com a transmissão e interação ao vivo pelo IPTV e o canal do YouTube TVPPGICH UEA.

O encontro reunirá uma série de atividades, tais como: palestras, mesas-redondas, fóruns, exposições, visitas de alunos de escolas públicas às instalações da universidade, apresentações artísticas e comunicação de pesquisas em grupos de trabalho (GTS) com publicação de anais, edição de coletânea com artigos. O VII Encontro será realizado em Manaus, Tefé e Parintins, com atividades desenvolvidas no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest), ENS, Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) e as instalações do Museu da Amazônia (Musa).

Para compor a mesa de abertura, fizeram-se presentes a coordenadora de Políticas Públicas e Territórios Educativos, Prof.ª Ma. Cristiane Cabral; coordenadora geral de Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Patrícia Malchionna Albuquerque; diretor da ENS, Prof. Dr. Otávio Rios Portela; o diretor do Cest, Prof. Dr. Yomarley Lopes de Holanda; e a coordenadora geral do evento, Prof.ª Dra. Gimimina Beatriz Melo da Silva.

A professora Gimimina destacou a importância do evento que, ao longo de dez anos, passou a integrar as estratégias de extensão propostas pelo observatório. “É de suma importância debatermos sobre essa temática com alunos, professores e pessoas que desejam adquirir mais conhecimento. Têm pesquisadores de várias regiões do país, representantes do Governo e representantes de movimentos sociais. A proposta é refletir sobre esses dez anos de avanços e retrocessos dos direitos dos povos e populações nacionais “, destacou.

A roda de conversa, num primeiro no momento, ficou por conta da Mestra em Direito Constitucional e integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Realidade Brasileira (UFU) e Eliésio Marubo, advogado e assessor jurídico da União dos Povos Indígenas do Javari (Univaja). A mediação ficou por conta da Prof.ª Dra. Gimimina Silva. O tema foi intitulado como Povos Originários e Negritude em Perspectiva no Amazonas.

Texto: Paloma Fernandes/Ascom UEA