Artigo publicado por laboratório da UEA recebe premiação em conferência internacional

A décima edição da Conferência Eletrônica Internacional de Sensores e Aplicações (ECSA-10, 2023) teve como destaque em suas premiações, o artigo “Development of a Monitoring System Against Illegal Deforestation in the Amazon Rainforest Using Artificial Intelligence Algorithms”, que foi gerado a partir dos trabalhos de pesquisa do Laboratório de Sistemas Embarcados do HUB – Tecnologia e Inovação (LSE-HUB), ICT vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sediado na Escola Superior de Tecnologia.

A ECSA é promovida pelo periódico Sensors, integrante da editora de revistas científicas de acesso aberto MDPI (Suiça). A revista Sensors é classificada no Brasil como Qualis A2, o que representa um índice qualitativo de publicações de excelência internacional. Na conferência são atribuídas premiações para trabalhos e publicações com temas de relevância e de alto impacto ao redor do mundo.

O artigo premiado descreve o trabalho de pesquisa e inovação que originou o Projeto Curupira, um projeto revolucionário que consiste em uma rede de dispositivos móveis que reconhecem padrões sonoros por meio de inteligência artificial, que geram alertas em tempo real, caso alguma ameaça seja constatada nas imediações de onde está instalado, em meio a floresta.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, a premiação representa o marco de uma ação que fortalece cada vez mais as atividades de proteção ambiental da universidade. “Formamos pessoas intelectualmente capazes de desenvolver produtos e projetos que combinam tecnologias visando a criação de patentes e recursos que irão contribuir, cada vez mais, para a melhoria da qualidade de vida da população. Essa premiação reforça a nossa relação para a promoção de políticas públicas essenciais dentro da nossa universidade pública brasileira”, destacou.