Projeto Universidade & Família: conheça projeto realizado na ESO/UEA

O projeto recebe familiares de acadêmicos do curso de Administração para um momento de lazer e interação entre discentes, docentes e a universidade.

Com objetivo de estreitar laços e promover uma vivência acadêmica com as famílias dos alunos, a Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA) recebeu mais de 40 famílias de alunos do 3º período da disciplina de Administração Pública, totalizando mais de 120 pessoas no Projeto Universidade & Família. A ação está vinculada à disciplina de Administração Pública e Políticas Públicas, que tem como titular o Prof. Me. Ranniéry Mazzilly Silva de Souza, e aconteceu no dia 12 de agosto de 2023.

O projeto trata-se de atividade curricular obrigatória da ESO em que prevê a inclusão de atividades de extensão no curso de graduação em Administração: Legalidade – Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, a Resolução nº 029/2020 do Consuniv/UEA e a Nota Técnica Conjunta Nº 01/2023 – (Proex/Prograd).

Sob a liderança dos coordenadores Ariadne Aleixo da Silva Monteiro, Cristina de Souza Leite, Diulhe Marques de Melo, Jackeline de Souza Ferreira, Lucio Flavio da Silva Lima Sobrinho, Rayane Geise Barbosa Martins e Sthefany Monteiro da Silva, o projeto transformou salas de aula em espaços acolhedores, convidando pais, mães, irmãos e outros membros da família a participar da vida universitária.

Para o professor Ranniery Mazzilly, o projeto foi uma oportunidade de compartilhar momentos de aprendizado, interação e descontração. “É uma jornada de conexão, colaboração e crescimento mútuo, que reafirma o compromisso da UEA com uma educação inclusiva, participativa e transformadora”, afirmou.

Em 2024, o projeto avançou para a segunda fase, cujo objetivo é colher os resultados da etapa anterior e adotar uma abordagem mais próxima das famílias. Em vez de esperar que elas fossem até a universidade, a equipe decidiu levar a universidade até as famílias como forma de demonstrar carinho e gratidão pela participação no evento, além de ouvi-las para entender e fortalecer o impacto do projeto e da universidade na vida dos filhos, sobrinhos e netos.

Nesta segunda etapa, foram realizadas visitas a dez famílias que participaram da primeira edição. Durante essas visitas, foram entregues lembranças do evento, como fotografias impressas, e certificados de participação. Além disso, o projeto entrevistou os professores palestrantes da primeira edição e entregou fotos dos demais participantes. Todas as visitas foram documentadas e compartilhadas nas redes sociais do projeto, juntamente com vídeos das visitas publicados em seu canal no YouTube.

É possível conferir os vídeos das visitas, na íntegra, acessando o link abaixo. https://youtube.com/@UniversidadeFamiliaUEA?si=3lo9K4hj7StBJ9gR

EditalEdital