Professoras da UEA lançam livro com pesquisas da área de Ciências Biológicas

O objetivo é propagar os resultados de pesquisas realizadas por professores, alunos e egressos da UEA.

Com o objetivo de disseminar conhecimentos quanto à Biologia, as professoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Rosilene Gomes, Luciane Souza e Silvia Sampaio, lançam um livro com resultados de pesquisas acadêmicas de diferentes áreas da Biologia, realizadas por professores, alunos e egressos da UEA. O livro recebe o título de “Ciências Biológicas: integrando o ensino e a pesquisa na sociedade amazônica”. O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira (26), às 14h, e será transmitido pelo canal da UEA no YouTube.

Composto por 26 textos, o conteúdo da obra carrega estudos derivados de trabalhos monográficos, iniciação científica, estágio supervisionado e iniciação à docência do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade. Assim, a coletânea, contempla estudos nas áreas de Ecologia, Gestão e Conservação Ambiental, Genética e Evolução, Fisiologia Humana e Epidemiologia, Ensino de Ciências e Biologia, e por fim, Educação Ambiental. O foco é situar os leitores acerca das tendências e reflexões contemporâneas quanto ao ensino e da pesquisa científica no Amazonas.

A professora Luciane fala sobre como nasceu a ideia de dar início à obra, que surgiu no lançamento do livro “Ciência e Biologia: experimentos para a sala de aula”, organizado por ela e pela professora Silvia, em 2019. “Pensamos em convidar outros professores da Universidade, foi quando a professora Rosilene aceitou o desafio. Orientamos muitos estudantes do curso de Ciências Biológicas e estes trabalhos incríveis muitas vezes nem são conhecidos no próprio ambiente acadêmico. É de extrema importância que as pesquisas sejam conhecidas por um público maior e de diferentes segmentos da sociedade, e isso infelizmente não acontece quando nos limitamos a apresentações em eventos científicos ou publicações em periódicos muito específicos”, declarou Luciane.

A obra é voltada para estudantes e professores da área das Ciências Biológicas, a nível de graduação, mas também pode ser utilizado por integrantes do ensino médio e quem quer conhecer um pouco mais sobre estudos na região amazônica. A obra pode ser adquirida no site da Editora Appris, no formato impresso e ebook. No lançamento, cinco livros serão sorteados, além da organização enviar alguns exemplares para as bibliotecas da UEA e outras instituições de ensino superior.

Para direcionar-se ao canal da Universidade no YouTube e acompanhar o lançamento, acesse o link abaixo.