Professora e aluno do CEST/UEA publicam pesquisa sobre segregação socioambiental de Tefé

O artigo pode ser conferido através do link anexo.

A professora do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA), Eubia Andréa Rodrigues, e o aluno do curso de Geografia, Antônio Jucivan Martins, publicaram um artigo científico no periódico Confins – Revue franco- brésilienne de Géographie. O artigo recebe o título de “Segregação socioambiental: estudo de caso no bairro Colônia Ventura/Tefé-AM a partir de uma perspectiva geográfica”.

O processo de urbanização tem desencadeado conflitos e contradições na configuração da cidade, já que é um lugar de concentração e efervescência da vida social, econômica, política e cultural. De acordo com os autores, Tefé se dá como uma cidade que se estruturou como um espaço fragmentado, articulado e desigual. Lá, é possível observar um problema de segregação socioambiental, identificada no bairro Colônia Ventura, uma vez que os moradores sofrem com rótulos discriminatórios provenientes de moradores externos.

A pesquisa foi desenvolvida com ênfase na forma de como o homem se estabelece no território para produzir, e surgiu com a necessidade de identificar os elementos que norteiam a ocupação do bairro, para compreender os anseios dos moradores. O trabalho também considera o tempo de criação bairro, visto ser o mais recente da cidade de Tefé.

Para conferir o periódico, acesse o link abaixo: