Finalistas e residentes dos cursos de saúde da UEA serão imunizados contra a COVID-19

Os alunos foram cadastrados no programa IMUNIZA da Prefeitura de Manaus. A lista com os dados foi enviada na última sexta feira e os alunos devem começar a tomar as vacinas de acordo com escalonamento definido.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia nesta terça-feira (13), a vacinação contra a COVID-19 do grupo prioritário de residentes, estagiários e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), conforme diretrizes do Ministério da Saúde, publicada em 07 de abril de 2021.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) – órgão responsável pela imunização, os acadêmicos, estagiários e residentes em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio curricular obrigatório, na área hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios, serão vacinados de forma escalonada, de acordo com o nível de exposição, tempo de atendimento nos serviços de saúde, sendo priorizados acadêmicos de Cursos da área da saúde, Medicina (Residentes), Internato (9º ao 12º período), Residentes multiprofissionais em nível 1, e demais acadêmicos no último ano de formação, conforme a disponibilidade de doses.

Ainda segundo o informativo da SEMSA, os demais acadêmicos e estagiários dos cursos da área da saúde, que não se enquadrarem nos critérios acima descritos, serão vacinados oportunamente, quando da disponibilidade de mais doses, conforme Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, destacou que a intenção da Gestão Superior da Universidade é estender em tempo breve a imunização para toda a comunidade UEA capital e interior. Cleinaldo enfatiza que ter um calendário de vacinação para as internas e internos, alunas e alunos finalistas dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Medicina da ESA, permite a retomada das atividades do internato, ou seja, do estágio dos últimos anos dos cursos de graduação da área de saúde.

“É um momento importante para a Universidade do Estado do Amazonas. Finalmente começaremos a vacinar os nossos alunos concluintes dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Medicina. Naturalmente, essa vacinação irá continuar e se estender para todos os nossos discentes. Estamos envidando todo o esforço para que toda a nossa comunidade capital e interior seja vacinada. Participando dessas alternativas, em diversas possibilidades, acrescentando projetos, de tal modo que a gente possa junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), junto à Secretaria de Estado de Saúde (SEAS) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vacinar a UEA como um todo”, pontuou.

“Garantir a imunização dos nossos residentes e dos finalistas dos cursos de saúde é garantir a continuidade dos serviços ofertados na rede pública de saúde e a proteção desses profissionais para melhor atender à população”, finaliza a coordenadora do Grupo de Gestores responsáveis pelo Plano de Contingência da UEA diante da Pandemia da Doença pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), Maria Paula Gomes Mourão.

Texto: ASCOM UEA