SDSN abre chamada para estudos voltados a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Confira as orientações cobradas no edital da chamada, disponível no link anexo.

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN) lança chamada para estudos de caso para ajudar no mapeamento do trabalho das Instituições de Ensino superior. O objetivo é aumentar o número de estudos de caso de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O novo conjunto de casos selecionados será lançado durante a Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (ICSD) 2021.

Os estudos de caso podem abranger uma ou mais das seguintes áreas: Iniciativas curriculares para estudantes universitários: Casos relacionados a atividades de ensino e aprendizagem integradas em programas de graduação, pós-graduação ou pesquisa, como material de aula, trabalhos, atividades e projetos de aula, viagens de estudo etc, e iniciativas extracurriculares para estudantes universitários, que são casos voltados a exercícios de ensino e aprendizagem não incluídas em programas de graduação, como atividades conduzidas por alunos ou de envolvimento dos alunos, laboratórios residenciais dentro ou fora do campus, programas de voluntariado, escolas de verão entre outras coisas.

Além dessas, os estudos podem ser voltados a áreas como a comunidade em geral: casos que envolvem parceiros externos, como redes de universidades, parceiros do setor ou serviços públicos. Podem envolver, também, atividades de envolvimento e alcance da comunidade, assim como laboratórios vivos fora do campus etc. Os trabalhos podem compreender, ainda, equipe e processos na universidade: Casos relacionados à construção de capacidade e propriedade para a educação de ODS entre professores e funcionários; e a criação de estruturas internas, processos e transformações institucionais.

Sobre a SDSN

A SDSN busca estimular alunos a desenvolverem conhecimento, habilidades e mentalidades necessárias para contribuir com a solução de desafios sociais complexos. Funciona como um guia cujo objetivo é mostrar às universidades o que deve ser feito para expandir e acelerar a inserção de todos os alunos na esfera acadêmica. Os casos são organizados de acordo com os estudantes que as iniciativas pretendem atingir: alunos tradicionais (por meio de ações curriculares ou co-curriculares), funcionários da universidade e a comunidade em geral.

Como participar?

O prazo para inscrições é até o dia 28 de abril. Os casos devem ser enviados em inglês, por meio do formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSed7MIrPQE2ssDwWuKXUZTL7aSgnh8Tkr0tpOAb–ozJRzbcA/viewform?gxids=7628. Para mais informações, acesse o site da SDSN, pelo link anexo.