19 professores licenciados em Pedagogia são formados pelo CEST/UEA

"É a formação de professores que vai transformar o alicerce desta nação", disse o paraninfo da turma, Whasgthon Aguiar.

A Universidade do Estado do Amazonas realizou a colação de grau virtual do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA). A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (13), às 10h, através da plataforma Google Meet e foi transmitida no canal da UEA no YouTube. Na cerimônia, a Universidade formou 19 novos profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.

Resumir os quatro anos e meio de estudos, em poucos minutos, é complicado para a oradora da turma, Reicikeli Cardoso, mas destaca que perceber a chegada do grande dia da colação, enche os corações dos alunos de alegria. “Com o tempo aprendemos que a pedagogia tem o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimento. Ou seja, ela guia o sujeito para o conhecimento, por isso é conhecida como a Ciência da Educação. Ao olharmos para trás, podemos perceber o quanto evoluímos e batalhamos para a concretização deste lindo sonho. Passamos a ter fé em nós mesmos, e acreditamos que tudo daria certo”, disse Reicikeli, emocionada.

O paraninfo da turma, professor Whasgthon Aguiar de Almeida, comunica aos alunos que vários professores que lecionaram aos alunos e contribuíram com esse momento, sentem-se orgulhosos. “Nós vivemos tempos de sombras. Sombras de autoritarismo, pandemia, indícios de fascismo que tanto maltrata a atuação dos professores e pesquisadores. Mas são momentos que alimentam a nossa causa, que se baseia por uma educação crítica. É a formação de professores que vai transformar o alicerce desta nação. Formar 19 professores é um ato de extrema resistência, visto o cenário de negacionismo, anticientificismo, perseguição aos professore, entre outras coisas. A UEA cumpre, mais uma vez, o compromisso de formar pessoas com a técnica e comprometimento social”, declarou o professor Whasgthon.

Para o vice-reitor da UEA, Cleto Cavalcante Leal, os professores são os guerreiros responsáveis por encabeçar a mudança na Educação. “Nelson Mandela falava que se você quiser mudar o mundo, use a educação como ferramenta. E não há ninguém melhor do que vocês para utilizar essa ferramenta. Os professores devem ser o arco-íris da esperança. A qualidade da educação que foram ministradas a vocês, foi a melhor. Agora, passam a ser o elemento transformador para as questões sociais e o desenvolvimento do ensino no nosso Estado”, frisou o vice-reitor aos formandos, e os deseja sucesso e retribuição de novas possibilidades na comunidade.