Dia do Geógrafo: CEST/UEA realiza evento virtual e lançamento de livro

Evento acontece nos dias 27 e 28 de maio e pode ser acompanhado pelo link anexo.

Em alusão ao Dia do Geógrafo, o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) realizará, nos dias 27 e 28 de maio, uma programação acadêmico-científica. O “Dia do Geógrafo do CEST/UEA – 2021” é um evento virtual cujo objetivo é possibilitar um espaço de diálogo quanto ao papel da Geografia em contextos distintos. O foco é contribuir com uma construção coletiva na estrutura social brasileira. Ambas as transmissões ocorrerão no canal do curso de Geografia da UEA, no YouTube.

No dia 27 de maio, às 16h, a primeira mesa redonda discutirá sobre “Geografia, Políticas Públicas e Pandemia: múltiplos olhares sobre a mesma realidade”. A conversa terá como debatedores o professor da UEA, Guilherme de Queiroz Freire, e a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Natacha Regina Aleixo. Esse primeiro encontro contará com a mediação da professora, Viviane Pimentel Sussumo, da UEA.

Já o encontro do dia 28 de maio, acontece às 9h, e debaterá o “Ensino de Geografia em tempos de Pandemia”. Para articular a temática, a coordenação do curso de Licenciatura em Geografia do CEST/UEA convidou a professora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Hilkia Alves da Silva, e os docentes da UEA, Wagner da Silva Dias, Eubia Andrea Rodrigues, além do acadêmico, Antônio Jucivan Bruce.

Ainda no dia 28, acontece o lançamento do livro “Geografia Urbana e o Ensino de Geografia: olhares, reflexões e ações”. A obra se trata da reunião dos resultados de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos do CEST/UEA, organizada pela professora Eubia. Através do livro, é possível notar a interação entre os conteúdos desenvolvidos na região, quando se conversa o mesmo tema com pesquisadores de outras universidades brasileiras.

“É uma forma de divulgar que no interior do Estado, através da UEA, se desenvolve pesquisa, ensino e extensão, que são o tripé que sustenta a vida acadêmica. Resume obras que discutem o urbano a partir de uma macro para uma micro escala, e o Ensino de Geografia, os conceitos e metodologias. O trabalho mergulha nas análises das mudanças atuais”, explicou Eubia.

Os links para inscrição e certificação serão disponibilizados durante cada atividade. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail da comissão organizadora – geografia.cest.uea@gmail.com. Para acompanhar as transmissões, acesse o link abaixo.

EditalEditalEdital