Professora da ESA defende tese de doutorado sobre doença de Chagas

O curso foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA.

O corpo docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) agora conta com mais uma doutora. A professora de cardiologia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), Katia Couceiro, defende nesta sexta-feira (21/05), a tese de doutorado. O curso aconteceu pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT/UEA), ofertado em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD).

A tese recebe o título “Evolução da injúria miocárdica em pacientes Chagásicos autóctones da Amazônia”, e segundo Katia, a motivação foi pesquisar uma doença negligenciada que, apesar de não ser considerada endêmica nesta região, tem apresentado um número frequente de casos agudos. “Precisávamos saber se o comportamento da doença teria a mesma evolução comparada com as regiões endêmicas. Lembrando que a doença de Chagas tem uma predileção de acometer o coração e o desfecho nem sempre é favorável”, explica a professora.

Katia comenta sobre a conclusão do doutorado, e enfatiza o nome de algumas pessoas significativas na trajetória. “Sinto-me muito realizada e grata. Agradeço a Deus por mais essa conquista, ao Grupo de Doença de Chagas do FMT/HVD, ao meu orientador professor Jorge Augusto Guerra, meu co-orientador e professor de Cardiologia da UEA, João Marcos Benfica e a professora Maria das Graças Barbosa que enriquece ainda mais o Programa de Pós-Graduação”, conclui.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA.