Madrigal Amazonas da UEA participa do Encontro de Corais da Paróquia São Mateus

A 7º edição do festival acontece de 14 a 16 de maio

O 7º Encontro de Corais da Paróquia São Mateus, da cidade de Juiz de Fora (MG), contará com a presença virtual do Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). No total, 30 corais participarão do evento transmitido por meio do canal da Paróquia São Mateus, no YouTube. As apresentações iniciam nesta sexta-feira (14/05) e seguem até o dia 16 de maio, às 19h30.

As duas apresentações do Madrigal da UEA serão no sábado (15/05) com dois poemas musicados para coro a quatro vozes (Soprano, Contralto, Tenore Baixo) a capela: “Prece” (Fernando Pessoa e Adroaldo Cauduro) e “Canção da Noite Alta” (Mario Quintana e Adroaldo Cauduro). Corais de outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais também participam do encontro.

De acordo com o diretor artístico do Madrigal e professor da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), Adroaldo Cauduro, devido à pandemia de Covid-19, houve a necessidade de adaptação dos trabalhos para o meio digital. “Conseguimos estabelecer um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, que possibilitou o crescimento técnico da performance de cada cantor, e por consequência, acarretou no incremento do nível artístico do grupo. Como produtos artísticos foram realizados vídeos virtuais de obras musicais a partir de gravações individuais produzidas pelos próprios componentes do Madrigal de forma domiciliar utilizando meios próprios como o telefone celular”, explica.

Ainda segundo o diretor, a participação é uma boa oportunidade de divulgação das atividades desenvolvidas pelo Madrigal. “Ficamos muito felizes e honrados de poder participar deste importante festival promovido pela Paróquia São Mateus na cidade de Juiz de Fora. Trata-se de uma importante oportunidade de divulgar o trabalho musical do Madrigal Amazonas da UEA, e dá visibilidade a um projeto de extensão do curso de Música da ESAT/UEA”, comenta.

Sobre o Madrigal Amazonas da UEA

Composto por 26 cantores e um pianista correpetidor, O Madrigal Amazonas da UEA é um projeto de extensão que visa proporcionar experiências formativas aos seus membros por meio da prática do canto coral, bem como formar apreciadores musicais dentro da comunidade e difundir um repertório musical variado.

O Madrigal Amazonas da UEA se apresenta como um importante espaço de aprendizagem para os alunos do curso de Música da UEA, assim como para membros da comunidade interna e externa, interessados em adquirir e desenvolver saberes no campo da Música.

O evento será transmitido pelo canal da Paróquia São Mateus no Youtube, que pode ser acessado por meio do link abaixo.

Texto: Daniel Brito / ASCOM UEA