Discentes do PAIC e da pós-graduação da ESAT participarão no XI Congresso da ABRACE

As alunas estarão presentes no XI Congresso da ABRACE, que será realizado em formato virtual, de 13 a 18 de junho de 2021.

As estudantes do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), Viviane Palandi e Rebeca de Oliveira Ferreira, participarão no XI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). O evento acontecerá de forma remota, na Unicamp, de 13 a 18 de junho. As discentes apresentarão os seguintes artigos: “One Woman: uma íntima celebração em tempos emergentes” e “Interculturalidade em cena: construção de dramaturgia amazônica infanto-juvenil”, respectivamente.

Os artigos são temas e também desdobramentos das pesquisas desenvolvidas pelas estudantes por meio do Programa de Apoio à Iniciação Cientifica da UEA (PAIC 2020/2021). Nesta edição, a ABRACE abordará as ‘Artes Cênicas e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia’. “Não podemos nos furtar de discutir, junto a esse tema de base, o grande momento mundial de pandemia e pós-pandemia pelo qual temos passado e ainda passaremos”, diz o presidente da ABRACE, Dr. Renato Ferracini.

“O projeto aprovado para o congresso ABRACE tem sido um desafio para mim, ainda mais em tempos pandêmicos, mas graças à orientação de excelência do professor Wellington Dias, a pesquisa tem evoluído. Participar desse evento que representa a importância das artes na pesquisa científica é uma forma de fortalecimento e incentivo para artistas/pesquisadores que desenvolvem projetos nas universidades, principalmente na ESAT/UEA”, conta Rebeca, que assina a comunicação juntamente com o orientador.

A coordenadora local PAIC-ESAT, professora Cintia Matos de Melo, diz que, no início, o maior desafio foi despertar nos alunos o interesse em fazer ciência. “As conquistas foram muitas, principalmente o aumento do interesse e participação dos alunos no programa, e vê-los participar de eventos acadêmicos é importante para a divulgação das artes como produtora de conhecimento e consolida o trabalho de pesquisa do corpo docente de cada curso”, explica.

Para Viviane Palandi, a pesquisa sempre foi um campo de descoberta pessoal e coletiva, e participar de eventos acadêmicos é algo que ela vem realizando com muito apoio e incentivo de seu orientador, Luiz Davi Gonçalves. Ela conta que, desde sua entrada na universidade, a participação em encontros/seminários tem sido uma oportunidade de compartilhar trabalhos e também fortalecer/propagar pesquisas locais e regionais.

Além das discentes de teatro, também estarão participando Lia Mandelsberg Monteiro e Jeferson Bastos de Souza, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH-UEA. Lia estará como ouvinte e Jeferson (egresso do curso de teatro) apresentará o artigo “A influência do pensamento ameríndio em sendas pagãs: um relato de experiências como o universo da bruxaria na cidade de Manaus”.

Também estará na programação da ABRACE o prof. Dr. Luiz Davi Vieira Gonçalves, orientador de Viviane, Lia e Jeferson, professor de Teatro e do PPGICH-UEA e coordenador do Diretório de Pesquisa TABIHUNI. Gonçalves será mediador da mesa-redonda “Conhecimentos tradicionais e luta política dos povos indígenas: ser e estar nas artes da cena”, que contará com a participação de dois antropólogos indígenas da cidade de Manaus, João Paulo Lima Barreto e Roberto Suarez Rengifo.

“A pesquisa a ser apresentada no Congresso da ABRACE tem como objetivo descrever um relato de experiências da minha trajetória sendo pagão, bruxo e sacerdote de alguns grupos de bruxaria da cidade de Manaus; ressaltando também a importância do pensamento ameríndio na construção e formação da minha espiritualidade e percepção sobre o universo do paganismo”, conta Jeferson Bastos de Souza, mestrando do PPGICH-UEA.

A programação do XI Congresso da ABRACE pode ser acompanhada por meio do link abaixo.