Livro escrito por professor da UEA contextualiza fatos da política brasileira

Segundo o autor, o livro busca tratar da condição política do país de maneira que simplifique as interpretações dos acontecimentos.

Visto os últimos acontecimentos na gestão nacional que têm influenciado a política e, consequentemente, a vida dos brasileiros, o livro “O fantasma e a travessia” vem com a proposta de conceber uma narrativa de fatos políticos do presente. Escrita pelo professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Victor Leandro, a obra nasceu da necessidade de tornar assimiláveis os inúmeros fatos da vida pública que cercam a população e são de compreensão problemática.

O título “O fantasma e a travessia” se refere a um conjunto de teorias psicanalíticas que decorrem a narrativa como um todo, a fim de constituir um dos horizontes básicos de organização. A obra foi pensada para elaborar uma alegoria que trate da condição política do país, repleta de eventos desoladores e que seriam difíceis de abordar de maneira direta. Por isso, na concepção do livro, se optou por produzir imagens que explicassem esses eventos por outros caminhos, para abrir espaço para um grupo maior de posições interpretativas.

“Não há como produzir vias transformadoras para o momento em que estamos sem nos determos sobre este de modo crítico. Assim, levantar tais assuntos, seja por meio da literatura ou pelo caminho do argumento, constituiu-se num modo de ultrapassar as mazelas encontradas em nosso tempo”, comentou o professor Victor.

O livro se destina a todos os interessados em literatura, em especial os que a reconhecem como uma das manifestações pelas quais é possível pensar a experiência subjetiva humana como atrelada à realidade social e política. O exemplar pode ser adquirido na livraria Nacional, em Manaus, ou pela loja virtual Amazon.com.br.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA