PPGICH/UEA realiza Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico

O Seminário segue diretrizes propostas pela Capes e acontece nos dias 24 e 25 de junho.

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA) realizará o Seminário PPGICH de Autoavaliação e Planejamento Estratégico 2021-2024, que acontece nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/06), das 8h30 às 12h. O Seminário será realizado de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e é aberto a quem tenha interesse em gestão e planejamento da pós-graduação stricto sensu. Na ocasião, serão explanadas as principais ações, índices e produtos do Programa executadas no período de 2017 a 2020, e poderão participar ativamente do Planejamento do próximo ciclo avaliativo.

A proposta da reunião surgiu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o coordenador do PPGICH/UEA, professor Otávio Rios, a autoavaliação segue as diretrizes de um Grupo de Trabalho constituído pela Capes, cuja proposta foi apresentada aos coordenadores dos Programas de todo país em 2019. A partir daí, as instituições e programas estão se adaptando à necessidade de refletir e conhecer melhor as forças, as fraquezas e as oportunidades de cada PPG. “O Conselho Universitário (Consuniv/UEA) aprovou uma resolução de autoavaliação da Pós-Graduação, e, agora, os programas deram início aos ciclos de autoavaliação e planejamento, que têm duração prevista de dois anos. O PPGICH é o primeiro Programa da UEA a concluir todo o ciclo e fazer o Seminário de forma remota e aberto à comunidade externa”, explica o professor.

O encontro virtual contará com a presença do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e consultor externo do PPGICH/UEA, Walter Carlos Costa. Ele já foi coordenador de dois Programas de Pós-Graduação e atua como consultor externo do PPGICH/UEA desde 2019, quando veio a Manaus para uma missão de trabalho e pesquisa no Programa. Walter Carlos Costa vai participar como consultor externo dos dois dias do Seminário, quando acompanhará os trabalhos produzidos pelo PPGICH e compartilhará a própria experiência com os ouvintes da reunião.

Para acompanhar a transmissão, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA

EditalEdital