Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: UEA realiza roda de conversa

A roda de conversa é vinculada ao projeto Observatorio da Cidadania e Relações de Poder e ocorre no dia 22/07.

No dia 25 de julho comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em homenagem à data, o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), por meio do Observatório da Cidadania e Relações de Poder, promove a roda de conversas “Diálogos Pós-Coloniais: protagonismo da mulher negra latino-americana e caribenha”. O encontro virtual acontece nesta quinta-feira (22/07), às 15h, no canal do YouTube do PPGICH/UEA.

O evento surgiu a partir do convite proposto a três mulheres que representam protagonismo negro e feminino. Tratam-se de ativistas e estudiosas que abordarão a temática do protagonismo feminino negro a partir das próprias vivências.

As convidadas trarão relatos e dados sobre a condição desse grupo social e responderão a questões que os internautas poderão realizar via chat, no canal TV PPGICH, onde ocorrerá a transmissão com apoio do Centro de Mídias da UEA. Dessa forma, o diálogo se constrói quando os próprios sujeitos constroem reflexões sobre a condição.

Com a presença de um intérprete de Libras, a transmissão será mediada pela mestranda Júlia do Nascimento, que desenvolve pesquisa sobre protagonismo feminino negro, mestra Shirlei Piñeiro, que é mestre em administração e representa uma parcela do protagonismo, e pela vice coordenadora do PPGICH/UEA, professora Gimima Silva.

Como convidadas, a conversa contará com a Presidente da Associação Mulheres Migrantes e Refugiados Empoderados, Gloriane Antoine, a militante do Movimento Negro Unificado e do Kizomba Amazonas e dirigente do Enegrecer Amazonas, Paola Rodrigues e a militante no Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação e integrante do Coletivo Banzeiro Feminista, Júlia Monteiro.

A professora Gimima explica que a proposta da roda de conversa é colocar a Universidade num diálogo cada vez mais próximo à sociedade. “A condição de formação da sociedade brasileira, pautada no patriarcado, contribuiu para construção de uma estrutura que, ainda hoje, é perversa no que diz respeito à vivência da cidadania de forma plena por todos os segmentos sociais”, observa Gimima

Sobre o PPGICH/UEA

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA), por intermédio de projetos como o Observatório da Cidadania e Relações de Poder, tem se dedicado a promover a inserção social. O envolvimento dos pesquisadores com temáticas dessa natureza se dá no processo de construção e circulação de conhecimento sobre a realidade da sociedade. Com a transmissão via YouTube, é possível alcançar maior visibilidade e produzir conteúdos que ficarão disponíveis para acesso gratuito. Assim o PPGICH reforça o compromisso de difusão de conhecimento num diálogo colaborativo e permanente entre comunidade acadêmica e comunidade externa.

Sobre o Observatório

Coordenado pelos professores Otávio Rios, Gimima Silva e Lúcia Puga, o Observatório da Cidadania e Relações de Poder é um braço extensionista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA). Busca atuar como mediador entre a academia, os movimentos sociais e representações da sociedade civil, ao se propor como um coletivo permanente de promoção de debates sobre temas relativos às condições de cidadania e exercício do poder.

Para acompanhar a transmissão, acesse o link abaixo.

Texto: Guilherme Oliveira/ASCOM UEA

EditalEdital