UEA sedia reunião com Finep para apresentar editais de pesquisa e inovação

A reunião ocorreu na Reitoria da UEA e foi transmitido por meio do YouTube para capital e o interior.

Com o objetivo de sanar dúvidas dos pesquisadores sobre os editais do Programa Pró-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) 2024, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou um encontro nesta terça-feira (06/02) voltado a docentes e pesquisadores da UEA. A reunião, realizada presencialmente na Reitoria da UEA, foi transmitida por meio do canal do YouTube da universidade.

Os editais têm como objetivo fundamental fomentar a pesquisa no país, garantindo a sustentabilidade e a operacionalidade dos laboratórios, incluindo o custeio da manutenção de equipamentos e a resolução de desafios impostos pela própria atividade de pesquisa.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a universidade está comprometida em impulsionar pesquisa e inovação. “Abriremos portas para avanços e oportunidades de crescimento para nossa comunidade científica e tecnológica. Contamos com a participação de todos nesse importante ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, destacou.

Com a presença de representantes da Finep, incluindo o gerente regional norte, Rodrigo de Lima, e o analista regional, Kallil Maia, a reunião concentrou-se em apresentar editais públicos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Prof. Dr. Roberto Mubarac, destacou a importância da reunião com a Finep. “Trata-se de uma captação de recursos de grande porte que certamente beneficiará nossos grupos de pesquisa, programas de pós-graduação universitários e laboratórios, possibilitando melhorias, aquisição de equipamentos, restauração e muito mais. Agradecemos imensamente por esta oportunidade”, afirmou.

A reunião representa uma oportunidade para os pesquisadores e instituições do Amazonas acessarem recursos e investirem em pesquisa, desenvolvimento e inovação na região. Os representantes da Finep forneceram informações detalhadas sobre os editais, buscando esclarecer dúvidas e incentivar a participação das instituições locais.

Segundo o gerente regional Norte da Finep, Rodrigo de Lima, a reunião conseguiu sanar as dúvidas dos pesquisadores sobre os editais disponíveis. “São muitas oportunidades para os pesquisadores. E esperamos que a UEA e as instituições aqui do Amazonas consigam aproveitar bastante desse recurso e investir na Amazônia, trazendo desenvolvimento na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação”, finalizou.

Assista à reunião na íntegra no link abaixo:

Texto: Jonas Coelho/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA