Segunda reunião ordinária do CONSUNIV/UEA aconteceu nesta sexta-feira (30/07)

O encontro foi transmitido pelas redes sociais oficiais da universidade.

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (CONSUNIV/UEA) realizou nesta sexta-feira (30/07), a segunda reunião ordinária de 2021. O encontro foi transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais da universidade.

Na oportunidade, foram apresentados para a comunidade acadêmica da UEA, os informes gerais, homologações, além do resultado das eleições para Diretores, Coordenadores de qualidade e de cursos das unidades da capital e do interior do Estado, a programação dos 20 anos da universidade, o atual cenário epidemiológico no Amazonas e a possibilidade do retorno das atividades acadêmicas presenciais.

“Vamos manter o sistema híbrido nesse semestre, com aulas teóricas por meio das tecnologias educacionais digitais. Eventuais atividades práticas essenciais serão fracionadas e executadas com, no máximo, 30 pessoas, respeitando todas as medidas de cuidados contra a Covid-19”, enfatizou o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.

Em relação à análise do cenário epidemiológico no Estado, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA e Coordenadora do Grupo de Gestão de Covid-19 (GG/UEA – Covid-19), Maria Paula Mourão, pontua que a previsão para os próximos meses é de estabilidade nos casos de contaminação do novo coronavírus, entretanto os cuidados devem ser mantidos.

“A taxa de contaminação, apesar de ter diminuído, ainda é significativa. A cobertura vacinal é heterogênea e deficitária. Estamos vendo o que acontece na fronteira da Amazônia com o surgimento de novas variantes, que são mais transmissíveis, porém menos graves. No entanto, aprendemos que a nossa rede de saúde não suporta uma quantidade grande de casos acontecendo simultaneamente. Então, por isso, ainda temos que tomar todos os cuidados necessários”, disse Maria Paula.

Outro ponto abordado durante a reunião pelo reitor foi a inclusão da UEA no ranking anual do Times Higher Education (THE), um dos principais indicadores de educação superior do mundo. Na classificação de 2021, a UEA aparece como a 47ª universidade mais bem avaliada entre as brasileiras e a segunda melhor colocada entre as universidades da Região Norte.

A segunda reunião ordinária do CONSUNIV/UEA pode ser visualizada na íntegra no link em anexo.

EditalEdital