Pesquisadores da UEA apresentam artigo sobre desenvolvimento de Jogos

Desenvolvida no LUDUS/UEA, a pesquisa propõe uma alternativa para a interação entre desenvolvedores e operações.

O aluno do curso de Sistemas de Informação, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Gabriel Barroso, teve pesquisa cientifica publicada nos anais do 14th International Conference on Game and Entertainment Technologies (GET2021). A publicação foi apresentado em evento on-line entre os dias 20 e 23 julho, durante a 15th Multi Conference on Computer Science and Information Systems (MCCSIS2021), sediada em Lisboa – Portugal.

A pesquisa do universitário intitulada com Devops Methodology In Game Development With “Unity3D”, contou com a orientação dos professores do laboratório LUDUS/SALTU da EST/UEA, liderado pelo professor Jucimar Maia da Silva Júnior. O acadêmico de Sistema de Informação, explica que a metodologia “Devops” vem para facilitar a interação entre desenvolvedores e operações, automatizando muitas etapas necessárias para gerar a versão final de um aplicativo de software.

De acordo com o artigo apresentado, é um estudo sobre a aplicação de modelos de integração no desenvolvimento de jogos. “No entanto, hoje, muitos projetos de jogos são desenvolvidos usando procedimentos que causam atrasos e crunches”, enfatiza Gabriel.

O estudo ainda avalia ferramentas de software disponíveis no mercado para esse fim. Além disso, é apresentada uma experiência inicial da metodologia DevOps, servindo de referência para outros projetos semelhantes.

Sobre o LUDUS

O Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (LUDUS/UEA) foi criado para incentivar o empreendedorismo digital no Amazonas. Através da mentorias de professores altamente qualificados, os alunos desenvolvem diversos jogos e aplicativos por demanda ou não, utilizando as mais modernas técnicas de engenharia de software e demais áreas da computação.

Para conferir a publicação, acesse o link abaixo.