Com trabalho pioneiro, professoras da UEA representam o Amazonas em seminário de extensão

O trabalho será apresentado na Mostra de Extensão do Seminário, e aborda reflexão de experiência na construção da Universidade Humanizada.

As professoras da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Joelma Monteiro de Carvalho e Rejane Gomes Ferreira, tiveram trabalho aprovado no Seminário de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), que acontece virtualmente nos dias 22 e 23 de setembro.

Com o título de “No Puxirum da Curricularização: relato de experiência reflexivo na construção da Universidade Humanizada – Amazonas”, a pesquisa trata de um relato pioneiro de experiências sobre a implantação da curricularização de extensão no curso de Engenharia de Produção da UEA.

A professora Joelma explica que Creditação (ou Curricularização) da extensão é a inserção de práticas pedagógicas nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, por meio de ações em programas e projetos de extensão. Na UEA, a curricularização é regulamentada pela Resolução 029/2020, que assegura, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação projetos de extensão universitária.

Joelma acredita que a contribuição da extensão à comunidade acadêmica se dá pela ampliação do universo de referência, que ocorre através do contato direto com grandes questões contemporâneas. “As atividades e projetos de extensão se articulam com a pesquisa, podendo gerar temas para outras investigações. A experiência extensionista traz enriquecimentos teóricos e metodológicos ao mesmo tempo em que permite vivenciar experiências com comunidade”, comenta.

O ‘Seminário de Extensão 2021’ tem como tema “Do Substantivo ao Verbo: esperançar e democratizar”. A apresentação dos trabalhos faz parte da Mostra de Extensão – espaço de visibilização dos resultados de diversas modalidades de extensão, assim como o compartilhamento e troca de experiências referentes às atividades extensionistas desenvolvidas na PUC Minas e por outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Para o processo seletivo da Mostra, foi feita uma chamada pública entre os inscritos, dos quais apenas os 60 melhores artigos e relatos foram selecionados.

Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, as apresentações foram gravadas pelos autores em vídeos de até sete minutos. A transmissão acontece pelo Zoom, com reprodução simultânea pelo canal ‘Extensão PUC Minas’ no Youtube. Ao final da exibição dos vídeos haverá um espaço aberto para interlocução entre os autores e a comunidade acadêmica e externa.

Texto: Guilherme Oliveira / ASCOM UEA