UEA sedia conferência sobre Educação e Ensino na Amazônia

A conferência foi realizada nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediou a “Conferência de Estudos, Pesquisas e Compartilhamento de Saberes: Educação e Ensino”, nos dias 7 e 8 de fevereiro. O evento, voltado para professores e alunos dos níveis básico e superior, busca atender aos requisitos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na educação. A coordenação do evento contou com a colaboração dos professores Mauro Gomes e José Vicente Aguiar.

Com transmissão on-line no YouTube, a conferência teve a participação de docentes da rede básica de Educação do estado do Amazonas, docentes dos cursos de graduação de pedagogia, dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC), e doutorandos em Educação na Amazônia (Educanorte). Entre os temas discutidos, destacam-se a sociodiversidade regional, a formação de professores e a valorização dos saberes e da cultura amazônicos.

Durante o evento, foram debatidas temáticas emergentes como Direitos Humanos, Diversidade Cultural, Gênero, Cultura de Paz, Cidadania e não violência. Estas questões estavam relacionadas diretamente ao ambiente educacional e à formação dos futuros profissionais da área.

A presença da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) reforçou a importância do investimento na formação docente e em pesquisas para combater o racismo estrutural-institucional, promovendo um ambiente educacional mais igualitário e inclusivo.

A diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Wilma Coelho, esteve presente no evento.

Ela defendeu o investimento na formação dos professores e em pesquisas para garantir um ambiente mais igualitário e com menos preconceitos. “Esse tipo de racismo não se limita a manifestações de preconceito individuais, como a literatura especializada registra, mas está profundamente enraizado nas estruturas e instituições da sociedade, perpetuando desigualdades com base na raça-etnia”, destacou.

Assista à conferência na íntegra no link abaixo:

EditalEdital