Boletim do Observatório Macroeconômico da UEA analisa dados da economia amazonense

O boletim se trata de uma publicação mensal do Observatório e investigará dados da economia amazonense.

O Observatório Macroeconômico e Avaliação de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Amazonas (OMAP/UEA) foi aprovado recentemente para Gratificação de Produtividade Acadêmica (GPA) e acaba de publicar o primeiro boletim. O conteúdo publicado visa traçar tendências da região e discutir a dinâmica da economia do estado por meio de dados importantes da região.

O trabalho aborda questões como índices de atividade econômica do Amazonas, da indústria, do comércio e do setor de Serviços. Também discute o mercado de trabalho, a balança comercial, nível de exportação e importação, inflação da região, produção agrícola mensal etc.

Na próxima edição do Boletim, haverá uma nota técnica avaliando o mercado de trabalho da região durante a pandemia. No projeto, pretende-se realizar debates de livros que discutam a industrialização, aumento da produtividade, inovação, entre outros. Em janeiro, o OMAP ofertará o primeiro minicurso em software estatístico focado em estudos e previsões macroeconômicas.

Para o coordenador do Observatório, professor Felippe Rocha de Barros, a divulgação das análises para o meio acadêmico são de extrema importância, pois resume um dos trabalhos que os economistas desenvolvem para o aumento do bem-estar da sociedade.

“Tanto para docentes e discentes, o Observatório será um instrumento acadêmico que permitirá a criação de artigos que discutam os problemas da região”, afirmou.

Para conferir o boletim, acesse as abas abaixo.

EditalEdital