Egresso da UEA conquista 1º lugar em concurso nacional de Violão

Wagner Tiburtino é o primeiro violonista a trazer o título para o estado no Concurso de Violão Souza Lima.

O violinista e egresso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Wagner Tiburtino, foi destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar do Concurso Souza Lima 2021, realizado em São Paulo e considerado um dos mais importantes do país. O amazonense de 25 anos participou da competição no IV Turno, principal categoria da competição, sem limite de idade. O resultado foi divulgado no último domingo (14/11).

Além de ter se formado como bacharel em Violão pela Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), Tiburtino também é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA/UEA). “Eu acredito que a música é capaz de tocar o coração das pessoas. É por isso que eu faço música, pra levar um escape. O que importa mesmo é trazer paz para as pessoas e fazer com que elas se sintam bem quando escutam música. Esse é o meu propósito”, disse.

Com a vitória de Tiburtino, é a primeira vez que um amazonense conquista espaço no Concurso. A apresentação foi transmitida on-line, em virtude da pandemia de covid-19. Foram tocadas três músicas eruditas: “Tema, Variação e Final” – Manuel Ponce; “Sonata, Homage To Boccherini” – M.C Tedesco e “Estudo 7” – H. Villa Lobos.

No concurso, Wagner foi premiado com um violão Samuel Carvalho TS-5, além de receber cachês e passagens em Recitais, como o “SL, Emesp, Violão e Ponto”; “Prêmio Especial ZapMusic: 3 encordoamentos da Hannabach 500 HT” e a participação tocando em um documentário que será produzido em 2022 com transporte e cachê inclusos. “Nossa! É incrível, porque é o sonho de todo violonista brasileiro que estuda esse tipo de música ganhar esses concursos. Eles validam você como profissional”, afirmou.

Por influência da família, Wagner Tiburtino começou a estudar música aos seis anos de idade no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, em Manaus. Como músico, já participou dos eventos “Festival Internacional Campos do Jordão” e “Festival Internacional de Pelotas”. Em 2020, fez um concerto pelo “Movimento Violão”. É fundador e idealizador da série “Violão das Águas”, que visa promover oficinas e concertos de violão no Amazonas, e integrante da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM).

Para conferir o resultado do concurso, acesse o link abaixo.