Em reunião realizada no último dia 16 de fevereiro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) alinharam novas perspectivas para as ações governamentais em prol da preservação da floresta.
Estiveram presentes o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib; o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo Filho; e os representantes do Laboratório de Sistemas Embarcados do HUB Tecnologia e Inovação (LSE-HUB), da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes e Prof. Dr. Fábio Cardoso.
O acordo de cooperação prevê ações conjuntas de desenvolvimento tecnológico entre as entidades, a exemplo do Projeto Curupira, iniciativa nascida na UEA, que agora entra em sua fase de deploy.
A fase de deploy de um projeto consiste em implementá-lo de forma mais abrangente em território operacional, a fim de validar e coletar resultados para aperfeiçoamento e consolidação de um produto.
O Projeto Curupira já é uma realidade em ambiente laboratorial, passando por testes em diversas condições de operação e sempre apresentando excelentes resultados. O projeto consiste em um sistema de monitoramento integrado, que utiliza dispositivos criados na própria UEA, para registrar, por meio de rotinas de inteligência artificial, potenciais ameaças florestais, como desmatamento e invasões.
A UEA cumpre com seu papel institucional de apresentar alternativas de altíssima relevância ao contexto socioambiental, por meio do desenvolvimento tecnológico, a partir de suas unidades espalhadas pelo estado.