Acadêmicos do Núcleo da UEA de São Sebastião do Uatumã realizam festival em comunidade

Com o objetivo de desenvolver atividades práticas no âmbito da disciplina “Educação Física Escolar em Ambientes Não Urbanos e em Comunidades e Agrupamentos Étnicos Distintos II”, acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Núcleo de Ensino Superior de São Sebastião do Uatumã da Universidade do Estado do Amazonas (Nessu/UEA) levaram diversão e espírito esportivo a estudantes do ensino fundamental do Distrito de Santana, distante 13 quilômetros da sede do município.

Aproximadamente, 60 alunos do oitavo e nono anos da Escola Estadual Armando Mendes participaram do 1º Festival de Educação Física de Santana, realizado no último dia 28 de fevereiro. Acadêmicos do curso de Educação Física relataram a satisfação em poder proporcionar esse momento às crianças, principalmente por terem notado o envolvimento delas, bem como a organização delas em respeitar todos os momentos do evento.

O festival foi organizado em 4 atividades que promoviam a competição saudável entre duas equipes de 30 estudantes. Ao final, a equipe que somou mais pontos nas 4 atividades foi declarada campeã do festival com direito a troféu. A equipe que ficou em segundo lugar também ganhou um troféu e todos os alunos que participaram ganharam canetas personalizadas como lembrança do festival.

A logística desde a organização – deslocamentos, execução e premiação – teve o apoio de várias entidades físicas e jurídicas de iniciativa pública e privada. O Prof. Dr. Marcelo Marques, docente assistente do curso de Educação Física, relata que sem o real envolvimento dos acadêmicos em organizar, produzir e entregar um grande momento, elevando o nome da UEA, não seria possível promover o festival. O professor destaca, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de empresários locais no suporte aos acadêmicos.