Em Roma, professor da UEA realiza estudo de IA e Processamento de Linguagem Natural

O estudo é concentrado na exploração de linguagens generativas como o ChatGPT

O professor Tiago Eugênio de Melo, do curso de Engenharia da Computação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está na fase final do pós-doutorado na Universitá Roma Tre, na Itália. O estudo é concentrado na exploração de linguagens generativas como o ChatGPT, para enfrentar desafios em Processamento de Linguagem Natural (PLN). O docente também faz parte do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) da UEA.

O trabalho do professor resultou na aceitação de dois artigos: “Is ChatGPT an effective solver of sentiment analysis tasks in Portuguese? A Preliminary Study”, desenvolvido em colaboração com o professor Carlos Maurício e o estudante Gladson de Araújo, e “Beyond Topic Modeling: Comparative Evaluation of Topic Interpretation by Large Language Models”, ambos apresentados em conferências de destaque no campo da inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

A pesquisa do professor gerou um impacto notório, recebendo a aceitação de seu artigo na 16th International Conference on Computational Processing of Portuguese (Propor 2024), um evento realizado em Santiago de Compostela, Espanha, de 13 a 15 de março de 2024.

Além disso, o trabalho de pós-doutorado do professor Tiago foi reconhecido em outro artigo intitulado “Beyond Topic Modeling: Comparative Evaluation of Topic Interpretation by Large Language Models” na conferência “Intelligent Systems Conference (IntelliSys) 2024”.

Sobre IntelliSys – A IntelliSys é uma conferência amplamente respeitada na comunidade de IA e será realizada em Amsterdã, Holanda, nos dias 5 e 6 de setembro de 2024.