Curso de português brasileiro para acadêmicos estrangeiros é oferecido pela UEA

Podem participar discentes estrangeiros vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação de unidades, centros, núcleos e polos da UEA.

A Assessoria de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Amazonas (ARI/UEA) divulga o Edital referente ao curso “Avança! Português para Fins Específicos para Estrangeiros”, de português brasileiro como língua adicional, destinado a estrangeiros vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação de qualquer área do conhecimento de unidades, centros, núcleos e polos da UEA.

Com 35 vagas disponíveis, o curso tem como proposta desenvolver uma competência linguística e comunicativa em português brasileiro, com enfoque em uma abordagem inter-transcultural. As aulas serão ministradas aos sábados, de 9h às 11h30, em ambiente virtual, no período de 11 de maio a 13 de julho de 2024.

Os discentes estrangeiros interessados em participar do processo seletivo deverão enviar os documentos comprobatórios para o e-mail: aricandidaturas@gmail.com. O curso é elaborado por linguistas do corpo técnico-científico do Núcleo de Educação Bilíngue (NEB/UEA) e do Núcleo de Educação Bilíngue e Pesquisa em Literatura e Linguística Aplicada da Região Norte (Neplan), certificado pela UEA e credenciado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq).

Ao final do curso, o concludente realizará provas de proficiência em língua portuguesa, que serão aplicadas no mês de agosto de 2024. Em caso de aprovação, o aluno receberá certificação de proficiência em português como língua adicional pela UEA.

Para mais informações, acesse o Edital disponível em: https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=9863.