UEA inicia período letivo 2024

Atividades acadêmicas iniciarão nesta quinta-feira, dia 4 de abril

O período letivo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inicia na quarta-feira (3/4) para cursos de graduação, oferta regular, e terá duração de 100 dias letivos no primeiro semestre. Acadêmicos, principalmente os calouros, deverão ficar atentos ao cronograma de aulas, horários e às turmas. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no portal do aluno.

Nesta quarta acontecerá a programação de “Acolhida aos calouros” nas unidades e centros da instituição. Para a recepção da chegada dos novos alunos foram organizadas atividades de conhecimento como palestras, cursos e filmes.

A UEA preparou o “Manual do calouro” para auxiliar os novos universitários, orientando-os quanto ao início da vida acadêmica. Nele, constam dicas intuitivas e descomplicadas, com o objetivo de sanar todas as dúvidas que tiverem nesse período. O manual foi produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e Secretaria Acadêmica Geral (SAG) da UEA, carregando a nomenclatura “Somos Mais UEA”.

Confira, abaixo, a programação da acolhida de calouros em algumas unidades da UEA:

Na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), a programação ocorrerá no auditório térreo e na sala 405 (para o curso de bacharelado em Produção Audiovisual). Iniciará às 8h30 para o turno matutino, às 14h para o turno vespertino (cursos de Dança, Música e Turismo) e às 18h para o turno noturno (cursos de Dança, Música e Turismo). A unidade está localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, bairro Praça 14 de janeiro.

A programação da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) ocorrerá no auditório da unidade, nos respectivos horários de matrícula, às 8h, 14h e 18h, no 1º andar. A ESO fica na avenida Leonardo Malcher, 1.141, Centro.

A recepção aos calouros na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) ocorrerá de 3 a 5 de abril, no auditório da unidade, 3º andar do prédio administrativo. A escola fica localizada na avenida Carvalho Leal, 1.777, bairro da Cachoeirinha.

Entre os dias 3 a 5 de abril, a Escola Superior de Tecnologia (EST) contará com aula magna, ciclo de palestras, doação de mudas de árvores amazônicas, distribuição de kit calouro e um tour pela instituição. A programação da 1ª Semana de Acolhida aos Calouros é uma iniciativa da Coordenação de Qualidade da EST/UEA, fomentada por recursos do Programa de Apoio a Eventos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Padex /Proex).

O objetivo é recepcionar bem os calouros em sua primeira semana na UEA. No dia 3, as atividades iniciam das 9h às 19h; no dia 4, das 9h às 17h30; e no dia 5, a programação terá início às 9h com término às 20h. Dúvidas podem ser retiradas no e-mail daetec@uea.edu.br ou pelo whatsapp: (92)98119-6618. A unidade fica localizada na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.

Nos dias 11 e 12 de abril, das 14h às 17h, a Escola de Direito da UEA realizará o encontro “Diálogos Interinstitucional sobre Privacidade e Segurança Digital”. O evento acontecerá no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo da sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

O evento visa discutir a importância e a aplicabilidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e promover um debate interinstitucional e multidisciplinar sobre as práticas atuais e os desafios relacionados à privacidade e segurança digital. O Prof. Dr. Alcian Pereira de Souza da UEA mediará no segundo dia de evento o Painel intitulado “Privacidade digital: um mito?”.

A programação de modalidade presencial terá a carga horária de 6h, com direito a certificado de horas complementares. A inscrição e a programação completa pode ser conferida por meio do site da Ejud, disponível no link abaixo: https://ejud.tjam.jus.br/course/view.php?id=127

Texto: Valcinei Cunha/Ascom UEA