No período de 4 a 8 de março, o Projeto de Extensão “Teatro Lambe-lambe: Estudo, Pesquisa e Prática”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou uma oficina introdutória sobre Teatro Lambe-lambe para 32 jovens da comunidade agrovila Amazonino Mendes.
O projeto é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Gislaine Regina Pozzetti e conta com 5 bolsistas que já desenvolveram 5 casas de espetáculo lambe-lambe para circulação em escolas e espaços não formais. “Este ano é especial, pois tivemos a oportunidade de realizar as atividades de forma presencial. Isso nos permitiu levar nossos espetáculos e oficinas a localidades que raramente têm acesso a produções teatrais”, destacou.
Em parceria com a Escola Municipal Paulo Freire e o EcoMuseu Tarumã Mirim, a iniciativa teve como propósito principal o ensino da linguagem teatral, a disseminação do Teatro Lambe-lambe e o estímulo ao protagonismo cultural dos participantes. As oficinas foram realizadas no espaço cultural do EcoMuseu, seguidas de uma mostra na escola para a comunidade.
Os resultados foram destacados pela bolsista Vitória Silva, que elogiou a qualidade, criatividade, comprometimento e dedicação dos participantes. Ficamos encantados com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas jovens participantes. A criatividade, o compromisso, o empenho e a dedicação no desenvolvimento dos processos criativos indicam a importância de outros projetos atenderem às comunidades rurais, disse.