UEA participa de pesquisa sobre análise da qualidade da água e de ambientes aquáticos

A pesquisa utiliza 138 parâmetros de qualidade para fornecer informações sobre a qualidade da água das bacias que circundam a cidade de Manaus

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza a avalição da qualidade da água das bacias do Tarumã Mirim, Tarumã-Açu, São Raimundo, Educandos e Puraquequara por meio de expedição científica na embarcação de pesquisa “Roberto dos Santos Vieira”, e nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

A pesquisa, amparada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), busca fornecer informações em grande escala para o monitoramento da qualidade da água das bacias que circundam a cidade de Manaus, para auxiliar de forma decisiva na tomada de decisão de gestores públicos quanto às ações necessárias para garantir sua conservação.

Sob a coordenação do professor da UEA, Sergio Duvoisin Junior, o grupo ‘Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT)’ utiliza 138 parâmetros de qualidade, com base no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para realização das análises em cada bacia monitorada, entre os quais pH, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido, nitrogênio, metais e outras substâncias.

“Os principais resultados obtidos nestes anos de monitoramento são, resumidamente, a determinação detalhada da degradação grande nas bacias do São Raimundo e Educandos, e dos primeiros sinais de degradação que a Bacia do Tarumã-Açu está nos contando através dos dados gerados no monitoramento”, observou o Prof. Sérgio.

Recentemente, foi lançada a 4ª Expedição de Monitoramento da Qualidade de Águas Brutas do Rio Negro, chamada ‘OXIOUUWI 2′. A iniciativa, liderada também pelo Prof. Sérgio, visa aprofundar o entendimento sobre a qualidade das águas do Rio Negro. O projeto busca estabelecer um padrão de monitoramento regular para compreender melhor a dinâmica hídrica da região