UEA e TRE-AM assinam acordo de cooperação acadêmica e técnico-científica

O acordo funcionará pelo prazo de cinco anos para capacitar os servidores da Justiça Eleitoral.

O termo de cooperação acadêmica e técnico-científica assinado na manhã desta sexta-feira (17/12), entre o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Desembargador Wellington José Araújo, concede ao órgão eleitoral o uso da estrutura de software do Sistema de Transmissão Mediado por Tecnologia (IPTV) da universidade para capacitar os servidores da Justiça Eleitoral. O acordo funcionará pelo prazo de cinco anos.

Para o reitor da UEA, o acordo é uma oportunidade de a Universidade apoiar o TRE nas ações do interior do estado, por meio de recursos de mídia, como a transmissão digital para 61 municípios mais a capital. “Então, é uma momento ímpar de aprendermos com o Tribunal e de colocar a UEA a serviço do estado do Amazonas e do TRE.” destacou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Desembargador Wellington Araújo, explica que a parceria é necessária para dar suporte a todas as comarcas. “A UEA tem uma estrutura muita boa no interior, presta um grande serviço à coletividade e vai nos dar suporte com pessoas capacitadas para treinar os profissionais que estão no interior. Agradecemos o apoio do reitor e todas as pessoas envolvidas nessa empreitada.”, explicou.

Como irá funcionar? – O secretário de Gestão de Pessoas do TRE-AM, Wesley Sirlam Lima de Aguiar, explica que o TRE poderá utilizar o parque tecnológico da universidade para ministrar cursos, palestras e reuniões de trabalho, alcançando todos os municípios do Amazonas de forma remota em uma capacitação a distância.

“Como, por exemplo, o treinamento de mesários que vão atuar nas Eleições, reuniões com juízes, promotores eleitorais, reuniões de chefes de cartórios. Ou seja, capacitação em geral de forma que vai otimizar os custos, pois o Amazonas é um estado com grandes dimensões e há a dificuldade de logística. Então, essa parceria com a UEA vai diminuir essas distâncias.”, finalizou.

Durante o encontro, o reitor da UEA entregou ao Desembargador Wellington o livro UEA 20 anos, bem como medalha comemorativa pela data.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA