Professor da EST/UEA conquista certificação internacional pela FAB Academy

Almir Kimura Junior obteve conhecimento nas áreas de fresagem de precisão, impressão 3D, desenvolvimento de PCB, CAD/CAM 2D e 3D e diversas ferramentas eletrônicas.

O professor do departamento de Controle e Automação da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Almir Kimura Junior, conquistou a certificação Principles and Applications of Digital Fabrication da FAB Academy. O curso ofertou aulas globais, lecionadas em inglês, transmitidas diretamente do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto, desenvolvido na UEA, com o auxílio do projeto Samsung OCEAN, foi selecionado como um dos melhores do mundo.

Com o principal objetivo de capacitar na utilização de ferramentas de fabricação digital e prototipagem rápida, o professor Almir obteve conhecimento nas áreas de fresagem de precisão, impressão 3D, desenvolvimento de PCB, CAD/CAM 2D e 3D e diversas ferramentas eletrônicas.

Para Kimura, representar a UEA, Amazonas e o Brasil no curso foi gratificante. “Academicamente os conhecimentos obtidos nesse curso podem auxiliar na melhor formação dos discentes, aprendendo temas atualizados sobre fabricação digital. Esses conhecimentos estão sendo disseminados para alunos da comunidade UEA e alunos do programa de capacitação OCEAN”, aponta.

Entre os maiores desafios para a conclusão do projeto, esteve a pandemia. “Muitas vezes não era possível ir para o laboratório para fazer as atividades semanais, a pandemia também dificultou realizar viagens para ter mentorias in loco. Eram necessárias longas reuniões online para que as informações fossem transmitidas com sucesso”, relata.

Por fim, para o professor, “a maior conquista do curso é mostrar para o mundo que o norte do país tem tecnologia de ponta e que os mesmos conhecimentos de Instituições de prestígio, como o MIT, serão ministrados na UEA”.

Sobre o professor

Graduado em Engenharia Elétrica na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), mestre em Engenharia Elétrica (Controle e Automação) na UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e doutor em Administração na Universidade de São Paulo (USP).

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA