A primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (Consuniv/UEA) aconteceu nesta quarta-feira (16/03), por meio de videoconferência. No encontro, o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, apresentou o balanço de sua gestão à frente da universidade, com dados demonstrativos acerca da evolução na qualificação do corpo docente, investimentos em infraestrutura e apoio à pesquisa ao longo dos últimos anos.
Um dos pontos ressaltados durante a apresentação foi a valorização de pessoal, com destaque para o crescimento no número de professores doutores efetivos. Em 2013, eram 178 docentes com esse nível de qualificação. Em 2022, a UEA conta com 502 professores doutores. Nos últimos nove anos, houve ainda a evolução na remuneração de docentes e técnicos, com um aumento médio de 114,8% no pagamento de servidores.
“O foco da gestão é qualificar pessoas, promover o conhecimento. Esse é o nosso maior investimento. O resultado dessa evolução terá um impacto gigantesco no que acontecerá no Estado nos próximos anos, sob o ponto de vista científico e da educação superior”, disse o reitor.
As melhorias voltadas para o desenvolvimento de ações de pesquisa científica foram demonstradas por meio dos avanços em termos de infraestrutura e investimentos. Conforme indicou o balanço, o crescimento no número de laboratórios nos últimos anos possibilitou a criação de um ambiente de ensino e aprendizado ainda mais aprimorado.
“Me sinto muito honrado por ter chegado ao dia de hoje. Agradeço a todas e todos os colegas da UEA, pelo apoio e esforço coletivo ao longo desses nove anos. Resultado dessas ações, hoje somos a 47ª melhor universidade brasileira, no ranking Times Higher Education. Que caminhemos, ainda mais, rumo à excelência, nos posicionando entre as melhores instituições de ensino do país. Vida longa à UEA”, concluiu Cleinaldo de Almeida Costa.
No encontro, os membros do Conselho aprovaram, por unanimidade, a pauta das homologações de resoluções publicadas ad referendum.
Ainda durante a reunião, o Grupo Gestor de Enfrentamento à COVID-19 (GGCOVID/UEA) ofereceu dados acerca do cenário epidemiológico no Amazonas e manteve as recomendações apresentadas na última reunião do Conselho: retorno das aulas presenciais para turmas com, no máximo, 30 alunos; retorno 100% presencial das atividades administrativas, avaliações, estágios, atividades práticas essenciais e atividades de pesquisa e extensão, desde que não gerem aglomerações e eventos com até 100 pessoas.
Para conferir a reunião, acesse o link abaixo.