Professor da EST/UEA publica artigo sobre cálculo de fluxo de potência em revista

O artigo propõe calcular através de uma ferramenta computacional criado em plataforma aberta através da metodologia Somatória de Potência.

O artigo “Ferramenta computacional para o Cálculo de Fluxo de Potência: uma nova abordagem em rede de distribuição de energia elétrica radial fracamente malhada com Geração Distribuida (GD) e Controle Coordenado de Tensão” foi publicado na Revista European Academic Research, com classificação Qualis Capes A2. A obra é de iniciativa do professor da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Weverson Cirino, e foi desenvolvido durante a pandemia da Covid-19.

O objetivo principal da pesquisa é efetuar o cálculo do fluxo de potência em um sistema elétrico de potência (SEP) com todas as etapas, geração, transmissão e distribuição, incluindo as cargas, sendo que neste sistema foram inseridas Geração Distribuída (GD) e implementado Controle Coordenado de Tensão (CCT). O cálculo é produzido através de um programa criado em plataforma aberta com a metodologia ‘Somatória de Potência’. O cálculo é de extrema importância para o controle e bom funcionamento de um sistema elétrico de potência.

“Tesouro perdido”

Cirino explica que na área da Engenharia Elétrica, há a subárea de Sistema Elétrico de Potência. Neste sistema existe uma variedade de assuntos, tecnologias e inovações ainda a serem pesquisadas. “É como se fosse um tesouro escondido. Com os resultados advindos desse artigo, poderá se iniciar vários projetos de iniciação científica e de extensão, além de servir de leitura técnica e científica do assunto tratado sobre cálculo de fluxo de potência”, explicou o professor.

Apesar dos desafios para a criação do programa de cálculo de fluxo de potência e a pandemia da Covid-19, ser reconhecido pela European Academic Research é um sentimento de dedicação reconhecida.

“Desde 2011, quando inicie a minha história na UEA como professor substituto, permaneci firme com ainda o que é era somente uma proposta de tese de doutorado. Em 2013, fui classificado e empossado como professor efetivo do quadro da UEA e ainda com o mesmo sonho de um dia iniciar minha pesquisa e publicá-la. Nessa trajetória, agradeço a UEA que sempre esteve presente. Hoje, fico feliz em poder mostrar ao mundo que o corpo docente da UEA dispõe de professores do mais alto nível técnico e científico no seu colegiado”, relatou Cirino.

Sobre o autor

Weverson Cirino é doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), MBE (Master of Business Engineering) em Energias Renováveis pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). O professor é especializado em Criptografia e Segurança em Redes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pela Universidade Paulista (UNIP), Sistemas Elétricos de Potência pela Faculdade Educamais (UNIMAIS). Além de ser graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA