UEA divulga edital de intercâmbio internacional para estudantes de graduação

São ofertadas 2 vagas para o ano escolar francês 2022/2023 na Université Clermont Auvergne.

O Programa CAPES/Brafitec (BRAsil France Ingénieur TECnologia), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), divulga o Processo de Seleção de discentes para participarem do projeto no ano escolar francês de 2022/2023. Serão selecionados dois estudantes do curso de Engenharia de Produção da UEA, com possíveis vagas remanescentes à outros cursos de Engenharia, desde que relacionadas à área afim para integrar o Programa de Intercâmbio Internacional de alunos de graduação entre a UEA e a Université Clermont Auvergne, contemplado pelo Programa BRAFITEC da CAPES.

O objetivo do programa destina-se a alunos dos cursos supracitados e possibilita a realização de estudos no ano letivo francês de 2022/2023 no ISIMA – Instituit Supérieur d’Informatique, de Modélisation et de leurs Application (Instituto Superior de Ciência da Computação, Modelagem e sua Aplicação, em tradução livre) e na Polytech’Clermont-Ferrand da Université Clermont Auvergne, situado no Campus des Cézeaux em Aubière, próximo a Clermont-Ferrand, França.

Quem pode participar?

O curso é destinado aos alunos da UEA regularmente matriculados nos cursos de graduação em Engenharia de Produção e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota igual ou superior a 600 pontos. São oferecidas duas vagas, as quais são na área de Otimização e Modelagem Computacional de Sistemas de Produção. Vale ressaltar que vagas remanescentes poderão ser alocadas para discentes da UEA regularmente matriculados nos cursos de graduação em Engenharias, desde que relacionados à área afim do programa.

Como participar?

O candidato deve estar regularmente matriculado nos cursos de graduação em Engenharias da UEA, ter feito o Enem após o ano de 2009 com nota igual ou superior a 600 pontos, ter sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias até o 5° período, ter o Coeficiente de Rendimento Escolar igual ou superior a 7,0, ter conhecimentos nas linguagens de programação C, C++, Python ou Java e ter proficiência em língua francesa a ser comprovado pelo teste de proficiência TCF CAPES.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá obter toda a documentação completa exigida pelo edital disponível no link abaixo e fará sua inscrição por e-mail no endereço: otimiza@uea.edu.br, no período de 24 de março a 1º de abril de 2022, anexando as versões digitalizadas e legíveis dos documentos. Após o envio da documentação, o candidato receberá por e-mail a confirmação de sua inscrição.

Para mais informações, consulte o Edital de Seleção disponível no link em anexo.

Texto: Amanda Carneiro/ASCOM UEA

EditalEdital