UEA e Albert Einstein reúnem-se para tratar sobre parcerias de PD&I

O objetivo do encontro é mostrar os potenciais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da UEA para fortalecer parcerias entre as instituições.

A gestão do Núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (LAWin/UEA) reuniu-se nesta quarta-feira (30/03), na Reitoria da UEA, com membros do Instituto de Tecnologia do Hospital Israelita Albert Einstein. O objetivo do encontro é mostrar os potenciais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da UEA para fortalecer parcerias entre as instituições.

O coordenador-geral do LAWin/UEA, prof. Alcian Pereira de Souza, destaca que a parceria visa fortalecer uma prioridade que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) quer dar para investimentos mínimos na área de saúde, dos recursos de PD&I.

“Esse fortalecimento serve para demonstrar que a UEA tem interesse, ao lado do Governo do Amazonas, no desenvolvimento de novos produtos para a área da saúde. A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), e seu possível futuro Hospital Universitário, seriam elementos que iriam fortalecer essa relação do Instituto de Tecnologia do Hospital Albert Einstein como futuro ICT privado aqui no Estado do Amazonas. A Universidade é um parceiro do Albert Einstein. É uma soma de interesses que todos ganham.”, salientou.

O especialista em relacionamento Empresas e Governo do Hospital Israelita Albert Einstein, Douglas Eduardo Almeida, destacou que as expectativas para futura parceria com a UEA são as melhores. O estado do Amazonas tem potencial, e características específicas, com diversos campos para atuação.

“Para nós, é muito importante essa abertura da UEA, que tem sido uma parceira fundamental no processo. É um mercado, um setor, que ainda não conhecemos, e precisamos desse apoio. Estamos otimistas para a concretização da cooperação em um futuro muito próximo.”, avaliou.

Ainda estavam presentes na reunião a pró-reitora de Planejamento (Proplan), Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão; pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Paula Gomes Mourão.

Participaram ainda da reunião o gerente da Escola de Direito da UEA e membro do Lawin, Franklin Carioca Cruz; a Pesquisadora do Lawin, Renata Alanis; Gabriela da Silva Xavier, do Núcleo de Gestão de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, além do cientista de dados do Hospital Israelita Albert Einstein, Mateus del Vale.

Sobre o LAWin – O LAWin (“Law” significa Direito em inglês, e “In” faz uma abreviação à Inovação) é um núcleo de Direito, Tecnologia e Inovação da UEA com o objetivo de fomentar o conhecimento científico em quatro eixos temáticos: incentivos à Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo; Compliance; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e blockchain; e Direito 4.0.

Texto: Jacqueline Nascimento/Ascom UEA

Fotos: Daniel Brito/Ascom UEA

EditalEdital