Egressa do CEST/UEA publica artigo em revista nacional da área de ciências da saúde

O artigo foi publicado na revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

A bióloga, Zilmara Guedes da Silva, formada no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas, (CEST/UEA), o orientador e professor Wilsandrei Cella, além da professora Fernanda Regis Leone, desenvolveram um importante trabalho sobre o conhecimento etnobotânico de plantas medicinais no interior do Estado. O artigo intitulado de “Ethnobotanical Knowledge of Medicinal Plants Used By Residents Of A Riverside City In The Interior Of The Amazonas State, Brazil” foi publicado na revista Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, importante periódico de abrangência nacional da área de ciências da saúde.

Zilmara afirma que este estudo é muito importante, pois ajuda a ampliar o conhecimento etnobotânico e, consequentemente, promover saúde e bem-estar, bem como, valorizar a fauna e a flora amazônica. “É possível fazer ciência no Brasil apesar das dificuldades que enfrentamos, com persistência e dedicação podemos vencer todas as adversidades. Espero, que está publicação inspire outras mulheres amazonenses a seguir em frente na ciência”, complementa a bióloga.

A professora Fernanda R. Leone ressalta que a importância de estudar os saberes populares sobre plantas medicinais, mesmo em áreas urbanas. Para ela, o artigo corrobora o fato de as populações do interior amazonense apresentarem enorme riqueza biocultural. Para os estudantes de Biologia, futuros professores, é necessário conhecer e valorizar as relações entre cultura, natureza e sociedade de forma a integrar os conhecimentos prévios dos estudantes e a cultura amazonense dentro da sala de aula com as ciências naturais.

O professor Wilsandrei Cella, que há dez é docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CEST/UEA, assevera que os curso de biologia sempre cumpriu com o princípio constitucional que rege a educação superior (ensino, pesquisa e extensão), formando professores e pesquisadores influentes e comprometidos com a sociedade Amazonense.

Confira o artigo no link abaixo: https://revistas.unipar.br/

EditalEditalEdital