O projeto “Teatro Lambe-Lambe: Estudo, Pesquisa e Prática”, coordenado pela profª Dra.Gislaine Regina Pozzetti da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi selecionado para a 4ª Edição do Animaneco (Festival de Teatro de Bonecos), em Joinville (SC). O trabalho será apresentado em forma de vídeo-pesquisa, entre os dias 26/04 à 28/04/2022, durante o 3º Seminário de Teatro de Animação de Joinville.
O objetivo projeto é colaborar para o debate acerca do teatro Lambe-Lambe como patrimônio cultural brasileiro. “Investigamos as produções científicas e artísticas, incentivamos a formação de multiplicadores e novos públicos e, ainda, promovendo a circulação e a produção de material didático, por meio do intercâmbio e das trocas de saberes que os participantes vivenciam”, explicou a profª Dra.Gislaine Regina Pozzetti.
O projeto inicialmente seria voltado para o público de Manaus, entretanto, pelo formato telepresencial, teve a adesão de artistas lambeiros, pesquisadores e entusiastas de oito estados brasileiros (Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiânia), totalizando 26 pessoas, que se reúnem semanalmente de forma telepresencial.
“Vislumbramos na linguagem do Teatro Lambe-Lambe uma maneira de expandirmos o ensino de teatro, a formação de espectadores e o incentivo ao desenvolvimento de novos artistas lambe-lambeiros para as localidades menos assistidas do Estado do Amazonas.”, finalizou a professora.
Sobre o festival
O Festival de Teatro de Bonecos é considerado o maior da região norte de Santa Catarina e está na 4º edição. O evento reúne apresentações teatrais, seminário de teatro de animação de Joinville, exposição de bonecos, oficinas, workshops.
Texto:Renata Brito/ ASCOM UEA