Discentes do curso de Teatro da Esat/UEA realizam projeto “Memórias em Cena”

O trabalho é realizado em parceria com a Casa de Artes Trilhares, como um dos conteúdos da componente Laboratório de Encenação II

A Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), em parceria com a Casa de Artes Trilhares, criou, durante o primeiro semestre de 2022, o projeto “Memórias em Cena”, a apresentação cênica ocorreu no dia 26/05. O trabalho é realizado por alunos do curso de Licenciatura em Teatro, como um dos conteúdos do Laboratório de Encenação II, ministrada pela professora Vanessa Benites Bordin.

Um dos objetivos dos conteúdos é o desenvolvimento artístico em diálogo com a comunidade externa da universidade. Na busca por uma parceria, a Casa de Artes Trilhares se apresentou para fazer parte deste projeto, cedendo o espaço e convidando alunos de teatro da Casa para participar do processo artístico.

O público escolhido para realizar as atividades foram crianças de 8 a 12 anos. Depois da divulgação, deram-se início às aulas e aos ensaios. Todos os encontros foram realizados na Casa de Artes Trilhares.

Durante o projeto, foi aplicada a metodologia de processo colaborativo que tem por premissa a participação coletiva de todas as pessoas envolvidas nas frentes de trabalho, como os Núcleos de Dramaturgia, de Direção, de Atuação etc. Dentro dessa iniciativa, foi permitido que as crianças convidadas pudessem participar dos núcleos que sentissem vontade de experimentar.

Segundo a atriz Viviane Palandi, integrante do Núcleo de Dramaturgia, as crianças se mostraram muito participativas desde o começo. “Sentiram-se animadas em fazer parte, sempre se mostrando interessadas em colaborar e descobrir junto. Foi bem especial”, ressalta a atriz.

Para a professora Vanessa Benites Bordin, é de enorme satisfação a realização desse projeto com os discentes. “Propiciar aos estudantes de licenciatura em Teatro práticas poéticas de cunho artístico-pedagógicas em ambientes não formais de ensino, fora da universidade, contribuem com a formação desses profissionais que experimentam variados procedimentos metodológicos ao longo do curso em diferentes contextos educacionais”, ressaltou Vanessa.

Os participantes desse processo foram as discentes Viviane Palandi, Neuriza Figueira Pinheiro de Sousa, Raiana da Santa Cruz Prestes, Valéria Batalha da Costa, Ana Júlia Silva de Jesus, Ananda Guimarães Barbosa e Hanna Rita de Moura Vasconcelos e o aluno Cleber de Oliveira Ferreira. Com a participação e atuação de Salvador Aguiar Guimarães, Kamily Farias Carneiro, Luna Maria Farias Carneiro, Lara Maria Farias Carneiro, Valentina Araújo de Oliveira Ellwanger e Elis Regina de Almeida Batista.

EditalEditalEdital